Uma pessoa que é dependente emocional é capaz de deixar de lado seus sentimentos e preocupações individuais, desde que seu relacionamento amoroso seja seguro. Um relacionamento saudável é baseado na confiança e na liberdade.

Dependência emocional é um distúrbio psicológico no qual o indivíduo experimenta um relacionamento de extremo apego ao parceiro e podendo se estender até ser para uma pessoa próxima. A pessoa focaliza somente nos objetivos do parceiro, deixando os seus desejos e sonhos de lado.

Viver para a outra pessoa. Poderíamos comparar essa necessidade de outra pessoa como um vício em um parceiro para fazê-lo feliz.

Se você sofre desse problema, é recomendável procurar ajuda psicológica para enfrentá-lo e colocar uma solução no foco do problema. Fique ligado em algumas características principais:

1- Baixa auto-estima
Pessoas com dependência emocional tendem a ter baixa auto-estima, o que significa que se comparam o tempo todo com outras pessoas pois se sentem inferiores no que fazem. Então, eles precisam de uma pessoa para mostrar apoio e lembrá-los de que são melhores do que pensam.

2- Ciúme
É uma pessoa muito insegura, com baixa auto-estima e tem medo de ficar sozinho, isso faz com que você queira saber onde o parceiro está o tempo todo, ou com quem está. Tê-la emocionalmente retida por medo de ter que passar por uma separação. Esse fator nos leva a ver constantes chamadas ou mensagens por medo de abandono.

(Você pode conversar o tempo todo se quiser, é claro, mas lembre-se que seu parceiro tem seu espaço!)

3- Passividade e submissão
Quando você está com outra pessoa, você se sente incapaz de tomar suas próprias decisões e até de defender o que quer ou pensa. O medo da solidão ou da separação o aterroriza, levando-o a viver uma vida que não é o que ele gostaria, sem fazer nada para mudar isso.

4- Medo da solidão
O principal problema das pessoas dependentes é a solidão que causa medo e até ansiedade, elas se sentem expostas e desprotegidas. Desse modo, o melhor jeito de remediar esse medo é deixar de lado sua autonomia individual e se unir emocionalmente a outra pessoa com a qual aliviar esse sentimento.

A dependência emocional pode aparecer tanto nos relacionamentos do casal, quanto nos familiares e até nas amizades. Se você pensa que está nessa situação, está em suas mãos enfrentá-lo através de um profissional de psicologia que permitirá que você aceite e entenda o que está acontecendo com você e aprenda a lutar por sua felicidade individual.

5- Responsabilidade pela felicidade dos outros
A desistência de seus sonhos e suas próprias vontades para que o casal seja feliz se comporta e sente que os sonhos e as realizações do casal são deles. Até se regozijando quando o casal consegue algo e se sentindo culpado quando não é. Essa responsabilidade pela felicidade dos outros causa constantes mudanças de humor.

Reitero que é necessário um acompanhamento psicológico caso você se reconheça em algumas dessas características.

Texto traduzido pela Flores e Poesias, retirado do site Mundo Psicologos.

RECOMENDAMOS



Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS