Todos os outros cenários naturais, têm o poder de fazer a gente se sentir melhor e em pouco tempo, tanto física quanto mentalmente. O sol, as árvores, florestas, cachoeiras…

Segundo um estudo recente, bastam apenas 2 horas por semana de contato com a natureza, para sentir benefícios.

É o que diz uma equipe de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, que descobriu algo que já sabíamos: parar para poder desfrutar da paz que a natureza oferece, traz benefícios para o corpo e também para a mente.

Esse contato aumenta significativamente a saúde e o bem-estar, e nem é preciso se movimentar! Pois bastaria se sentar para contemplar a paisagem ou se deitar em completo relaxamento.

O novo estudo, publicado na Scientific Reports, é a primeira pesquisa importante que não apenas avalia os benefícios da chamada “ecoterapia“, mas também recomenda um tempo justo para frequentar parques, bosques, praias, etc, para poder desfrutar ao máximo dos benefícios desta terapia.

Durante o estudo notou-se que as pessoas que tinham passado pelo menos duas horas em contato com a natureza se sentiam melhores de saúde e mais satisfeitas com suas vidas. Mas o que mais surpreendeu os pesquisadores é que isso foi válido para todos: jovens, idosos, ricos, pobres, cidadãos, população rural, etc e mesmo para aqueles que sofrem de patologias ou deficiências.

Além disso, não importou que as duas horas passadas na natureza fossem contínuas pois, ir a bosques, parques, praias, etc, mesmo em visitas mais curtas, atingindo o total mínimo de duas horas durante por semana, surtia o mesmo efeito.

Texto adaptado do site Green Me

RECOMENDAMOS



Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS