A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.
– Thaís Moraes

A artesã Cristiane Mendonça criou os AMIGOS DA INCLUSÃO, que são bonecos de várias etnias que retratam algum tipo deficiência. Com as bonecas de pano ela promove a igualdade e a diversidade entre as crianças.

Cristiane que é do Rio Grande do Norte, hoje mora no Rio de Janeiro e por lá participa de feiras de artesanato com sua marca Bottega das Artes e vende pelo site.

bonecos diferenca1 - Bonecos de pano foram criados por artesã, a fim de promover inclusão!

Uma amiga havia feito uma encomenda, queria que o filho, com Síndrome de Down, tivesse um boneco no qual pudesse se reconhecer.

Quando foi entregar, levou sua filha junto e notou nela uma curiosidade maior pois nunca havia visto uma criança com a síndrome. Foi ai que notou a necessidade de trabalhar as diferenças.

Nem sempre é fácil explicar os sentimentos e as diferenças existentes entre os indivíduos. Para promover relações saudáveis é preciso jogo de cintura e, acima de tudo, explicar para as crianças que é preciso aceitar a realidade do outro e respeitá-lo.

Aos poucos, a artesã foi transformando o universo lúdico dos bonecos em pequenas doses de autoestima e empoderamento aos pequenos.

Fui percebendo que os bonecos ajudavam a falar sobre representatividade. Dessa maneira, o brincar lúdico se torna também pedagógico, promovendo a interação social e o respeito às diferenças”, comenta.

“O que me encanta nos bonecos de pano é que cada um é único, com isso consigo valorizar o trabalho artesanal e ajudo os nossos pequenos a criar um vínculo de amizade, resgatando a importância do brincar livre e da fantasia das brincadeiras saudáveis”, afirmou a artesã.

Para mais informações acesse SÓ NOTICIA BOA

RECOMENDAMOS


Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS