Ele é o queridinho das blogueiras, muitas pessoas tomam ele pela manhã em jejum, outras passam no cabelo, e tudo dá certo… Conheça mais sobre o chá verde!

É incrível a versatilidade do chá verde para a saúde. Você toma chá verde para a digestão, para reduzir colesterol, para desintoxicar e também pode usar o chá verde em compressa para tratar feridas, para limpar a pele, para tonificar, ou até, como banho capilar que fortalece, limpa e condiciona.

É um chá especialmente adstringente, refrescante e desintoxicante, adequado tanto para uso interno como para uso externo pois, sua ação curativa se mantém já que atua a nível celular, na pele. Tenha atenção, no entanto, se caso a sua pele seja seca pois, o chá verde, ou os produtos dermatológicos que o contêm, podem aumentar a sensação de repuxamento e ressequidão.

Aqui seguem algumas receitas interessantes para você e que podem ser preparadas, facilmente em casa, com chá verde em folhas soltas ou até em saquinhos. Lembre-se que o chá verde não deve ser jogado na água fervente e sim, quando a fervura ameaça começar.

Para todos os usos prefira um chá verde de procedência conhecida e puro (quero dizer, sem misturas com outros chás). O chá, quando bem embalado (à vácuo) e mantido em pote hermético, em lugar fresco longe da luz, tem uma durabilidade longa porém, tenha cuidado com a possibilidade de mofar pois, se acontecer você terá de jogar fora todo o pacote, sem dó.

Tônico adstringente para limpar e tonificar a pele
Faça um chá verde forte (2 saquinhos ou uma colher de sopa das folhas para 200 ml de água). Deixe descansar por 1 h, coe as folhas ou tire os saquinho da água e passe no rosto, fazendo movimentos de dentro para fora, executando a limpeza. Evite o contato com os olhos e enxague normalmente. Seque o rosto com uma toalha limpa e macia.

PARA USAR NOS CUIDADOS COM O ROSTO E O CORPO:

Máscara facial para pele oleosa
Aproveite quando for preparar o tônico que ensinamos acima, ou quando for tomar o chá, para reaproveitar as folhas que sobraram da infusão ou os saquinhos.

Recolha as folhas úmidas (ou abra e retire o conteúdo do saquinho) e misture-as com uma colher de sopa cheia de mel. Aplique a máscara sobre a pele do rosto, limpa e seca e faça massagem suave para o produto penetrar profundamente na pele. Deixe agir por 20 minutos e retire-a com água fria.

Super limpeza rápida da pele
Se você costuma sempre fazer o ritual de limpeza da pele como manda o figurino (limpar, tonificar, hidratar) mas dessa vez está com pressa, coloque um saquinho de chá verde em água quase fervendo e espere um minuto. Retire-o da água, esprema-o bem e passe-o sobre o rosto inteiro ainda quando estiver saindo fumaça. Enxágue e passe um hidratante. Pele limpa, perfeita e hidratada em dois minutinhos.

Para tirar olheiras
O chá verde também pode ser usado como remédio natural para tirar olheiras. Para tal, basta usar o chá verde normal em compressa fria nos olhos. Molhe uma bolinha de algodão no chá verde geladinho, e deixe agir por 15 minutinhos.

Esfoliante caseiro para o corpo
Como sabemos, esfoliantes comprados não estão com nada pois a maioria é feita com . Aproveite o que sobrou do teu chá verde (saquinho ou folhas) para fazer um esfoliante para remoção das células mortas da pele e aproveitar a sua ação rejuvenescedora, estimulante e refrescante.

Misture as folhas do chá verde (abrindo o saquinho ou reaproveitando as folhas coadas) e faça um creme esfoliante misturando açúcar (aproximadamente uma colher) e óleo de coco, óleo de amêndoas ou o que tiver em casa (aproximadamente ½ xícara).

PARA LAVAR OU CONDICIONAR OS CABELOS:

Chá verde é ótimo para melhorar a saúde dos seus cabelos, cuidando do couro cabeludo, reduzindo a seborreia, controlando a caspa, e fazendo os cabelos crescerem mesmo.

O uso é fácil e fazer o chá, mais ainda. Para tratar dos cabelos, deixe a infusão de folhas de chá verde descansar por até 15 minutos, coe e use para lavar os cabelos após sua lavagem habitual de sempre.

Você poderá ou não enxaguar os cabelos – experimente a diferença pois, a cada tipo de cabelo um tratamento é melhor, certo?

Os cabelos mais oleosos ficam bem melhores sem enxaguar o chá verde. No final do processo, um pouco de creme nas pontas (pode ser manteiga de coco, por exemplo) vai ajudar no pentear.

O chá verde resseca um pouco os fios pois tem a propriedade de retirar as gorduras extra e, com elas, as sujeiras grudadas mas, nada que a manteiga de coco não possa resolver rapidinho.

Use este procedimento 1 vez por semana e, todos os dias tome uma xícara de chá verde (infusão de 5 minutos). Você verá, em 3 meses, o bom efeito que essa prática terá tanto sobre seu cabelo quanto sobre a sua pele.

E você ja usou? Conta pra gente! Mais informações em Green Me

RECOMENDAMOS



Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS