Patrícia vive em Goiânia e desde cedo, se acostumou a ganhar medalhas e colecionar conquistas: já participou de sete eventos científicos nacionais e internacionais, entre eles o programa “Village To Raise a Child”, da Universidade de Harvard; além de guardar seis medalhas e nove menções honrosas de instituições educacionais como a Sociedade Americana de Meteorologia.

“Estudei boa parte da vida em escola pública”, afirma. Desde criança era considerada uma menina curiosa e devoradora de livros, começando a se interessar por ciência aos 12 anos.

Sua ideia buscar solucionar o problema da eutrofização: fenômeno causado pelo despejo excessivo de dejetos em rios e lagos, que ocasiona a presença excessiva de algas no ambiente, levando a falta de oxigênio na água e morte de animais.

Patrícia e seus colegas desenvolveram um projeto para o uso das sementes da planta Moringa Oleifera, que ajudam a reverter essa situação. Com esse estudo, o grupo conquistou torneios nacionais e internacionais.

A goiana resolveu continuar seu projeto após se formar no ensino médio, em 2017, trabalhando em maneiras de aplicar as propriedades da planta em larga escala.

floresepoesias.com - Com 19 anos, brasileira coleciona prêmios com pesquisas de despoluição dos rios

Para se deslocar até as feiras e seminários internacionais, Patrícia realiza as campanhas de arrecadação online quando não consegue custear a viagem por conta própria. Além disso, as vezes conta com a ajuda de amigos. “Recebo ajuda de alunos e professores da Universidade Federal de Goiás.”

Incrível como suas pesquisas farão uma grande diferença nos rios do país, e inclusive nos rios da nossa própria Goiânia. Grande parte deles já se encontra em um triste estado de poluição, a ponto de cheirar mal à quilômetros.

A notícia é do site RAZÕES PARA ACREDITAR






Textos que perfumam a alma e a vida.