A música brasileira está bem servida de referências poéticas e literárias em suas letras, e com o rock não é diferente. Letras ricas e importantes estão presentes em diversas bandas desse estilo no Brasil! Confira 5 músicas inspiradas em poemas e obras literárias brasileiras e internacionais!

1 – Pitty: Admiravel Chip Novo

A música e o álbum Admirável chip novo, foi inspirado seguindo a linha de pensamento do livro Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. A obra narra um hipotético futuro em que as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente, a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas.

“Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva”

2 – Angra: Lease of Life

O álbum Aqua, da banda angra, é conceitual, inspirado na obra literária mundialmente conhecida chamada Tempestade de William Shakespeare. A música Lease of life retrata parte dessa história, contada por Ferdinand, personagem da obra que escuta a fala de uma moça que iria levá-lo através da tempestade, onde ele escuta cantos de Eros, bênçãos, assim, apaixonado pela moça, pede sua mão em casamento, pois Miranda, a prometida, seria “Virgem como um diamante e preciosa como uma criança”, despertando o coração de Ferdinand.

“Quando você veio de longe
Levou tanto tempo
Um espírito me trouxe a vida
Uma paixão à primeira vista
Me empreste vossa mão, meu coração”

3 – Ira!: Rua Paulo

Intitulado pelo nome Meninos da Rua Paulo, o álbum da banda Ira! é inspirado no romance de mesmo nome do escritor Húngaro Ferenc Molnár. A música retrata uma visão metafórica em relação a transição a vida adulta, com todos os problemas enfrentados nessa transição, o que é abordado nesta obra literária.

“Eu já sou um homem e estou na selva E se arrumar encrencas, só minhas costas pesarão Eu já sou um homem, mas mereço umas palmadas
Ó amor te, peço, só não batas na minha cara”

4 – Secos e Molhados: Rondó do Capitão

Secos e Molhados foi uma banda muito representativa para a cena do rock brasileiro, com suas músicas no estilo rock progressivo e até em baladas calmas, apresentando, sempre, o uso dos poemas e referências literárias em suas músicas, um exemplo disso, é a música Rondó do Capitão, um poema cantado no estilo balada de Manuel Bandeira.

“Bão balalão, Senhor capitão. Tirai este peso Do meu coração.
Não é de tristeza, Não é de aflição:
É só de esperança, Senhor capitão!”

5 – Legião Urbana: Monte Castelo

Música presente no álbum As Quatro Estações. Monte Castelo é uma música totalmente inspirada no soneto 11 de Luís Vaz de Camões, trazendo citações dessa obra. A letra da canção mostra a importância do amor para o eu lírico.

“É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece”

Texto escrito por João Pedro.

RECOMENDAMOS


Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS