Muitos falam sobre ele, poucos o conhecem.
Paulo Freire (1921 – 1997), professor, pedagogo e filósofo, é o nome brasileiro de maior peso quando se fala em educação. Seu legado para a pedagogia e prática educacional mundial lhe rendeu incontáveis honrarias, prêmios, e referências no meio acadêmico. E até hoje se estudam e aplicam os métodos pedagógicos em sala de aula. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América.
Selecionamos então 15 frases e trechos de livros do mesmo, que te farão o conhecer melhor, e conhecer suas ideias.
“Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer conformidade com ele, ou ela se torna a “prática da liberdade”, o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo.”
“Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém.”
“Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para aprender.”
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
“Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário.”
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”
“Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.”
“Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.”
“A escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo, como irmão.”
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
“A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”
“Lavar as mãos do conflito entre os poderosos e os impotentes significa ficar do lado dos poderosos, não ser neutro. O educador tem o dever de não ser neutro.”