Depois de muitos dias de fogo, a chuva finalmente chega como uma ajuda ao combate dos incêndios.
Sidney, Melbourne e também nas próximas horas, fortes precipitações afetarão algumas áreas do sudeste da Austrália.
As temperaturas caíram: dos 40 graus foram registrados picos em torno aos 17 graus. Em Victoria, houve uma bomba d’água de verdade, como mostram as imagens que vêm da mídia local.
Victoria is being lashed by heavy rain and hail as massive storms sweep across the state. Latest pictures, warnings and details in #7NEWS at 6pm. pic.twitter.com/PtCHBDwtXb
— 7NEWS Melbourne (@7NewsMelbourne) 15 de janeiro de 2020
Impressionante não?
Apesar das comemorações os meteorologistas mantém os pés no chão. As chuvas são passageiras e as temperaturas devem aumentar já a partir da próxima semana.
Mais de trinta pessoas morreram e mais de um bilhão de animais foram queimados, 2 mil casas foram destruídas e cerca de 8,4 milhões de hectares de floresta foram perdidos.
Mas agora um vislumbre de esperança pode ser precisamente essa chuva que retém as cinzas nocivas que estão contaminando a água e colocando em risco o suprimento hídrico.
What a miraculous revival in a rain after a fire in Australia! ???#PrayForAustralia ? pic.twitter.com/9YJk8EPicH
— j a m i e (@its_jamie9) 9 de janeiro de 2020
A longo prazo, de fato, os nutrientes contidos nas cinzas, como fósforo e nitrogênio, podem estimular o crescimento de algas verde-azuladas, que às vezes produzem substâncias químicas tóxicas.
If only Australia could have some of our rain…#AustraliaBushfires pic.twitter.com/bTsyaioAzv
— Lissadell House (@LissadellHouse) 14 de janeiro de 2020
Ainda bem que VAI CHOVER!
Fonte adaptada Green Me