É tão mágico ver esses eventos no céu, desde uma estrela cadente, a um meteoro, ou um avento raríssimo de encontros de planetas. É sobre isso que viemos falar hoje, um encontro entre Júpiter e Saturno!

Olhe para o céu noturno no solstício de inverno deste ano e você terá uma visão rara. Em 21 de dezembro, Júpiter e Saturno aparecerão mais próximos um do outro do que em oito séculos.

Os alinhamentos entre os planetas, conhecidos como ‘conjunção’, são “bastante raros”, explicou o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan, em um comunicado, “mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas”.

A última vez que esses gigantes gasosos apareceram tão de perto, com uma separação visível de apenas 0,1 grau, foi na Idade Média: antes do amanhecer de 4 de março de 1226.

Claro, o aparecimento da ‘Estrela do Natal’ ou ‘Estrela de Belém’ – assim chamada porque a proximidade dos planetas cria um ponto de luz brilhante – é um fenômeno observado apenas da Terra. Na realidade, Júpiter e Saturno permanecem separados por milhões de quilômetros.

night sky public domain joe yates - 'Estrela de Natal' rara chegará em dezembro pela primeira vez em 800 anos

Embora visível em todo o mundo, o melhor lugar para ver a conjunção é perto do equador, entre o anoitecer e logo após o anoitecer, quando o céu está escuro o suficiente para que Saturno apareça mais fraco, mas quando não é tão tarde para que os planetas tenham se movido abaixo o horizonte para a noite.

Olhando para baixo no horizonte ocidental, no solstício de inverno, os dois planetas parecerão estar separados por menos de um quinto do diâmetro de uma lua cheia.

Se você puder acessar um telescópio, várias das maiores luas dos planetas também serão visíveis no mesmo campo de visão naquela noite.

Se estiver nublado onde você está em 21 de dezembro? Júpiter e sábado ainda parecerão mais próximos um do outro durante a semana próxima ao solstício. E se você perder o fenômeno completamente?

AH MAS EU NÃO VI NADAAAA, E AGORA? 15 de março de 2080. É quando a próxima conjunção próxima dos planetas deve ocorrer.

Mais informações em Good news network.

RECOMENDAMOS






Textos que perfumam a alma e a vida.