Manoel Bernardino concluiu o Ensino Médio aos 91 anos. Sempre foi bastante elogiado pelos funcionários da escola onde estudou, e seus professores se dizem orgulhosos. Mas ele não parou por aí.
Com o lápis na mão, Manoel começou a escrever e não parou mais. Reunindo 103 poemas seus, o livro “Em busca dos sonhos perdidos” teve lançamento na escola onde estudou, e que, por meio de rifas e doações, viabilizou o projeto.
As poesias foram escritas ainda durante o período em que estava sendo alfabetizado.
“Logo que foi alfabetizado, ele começou a fazer poemas. Muitos poemas tinha só na memória e ao aprender a escrever passou para o papel”, conta Sérgio Oscar o vice-diretor.
“Seu Manoel”, como é chamado carinhosamente, revelou que este é mais um sonho realizado, o primeiro tinha sido a conclusão do ensino médio. O aposentado destacou que para conquistar seus objetivos foi necessária muita força de vontade.
Frequente e dedicado, Manoel participa da oficina de teatro da escola e não pretende cortar os laços com a instituição. Ele também compõe melodias e se interessa por outros projetos culturais. A presença dele, segundo Sérgio Oscar, impactou positivamente o funcionamento da escola, que trabalha com a educação de jovens e adultos.
“Todos os estudantes aqui têm histórias de vida singulares, passaram por muitas dificuldades para chegar à escola. Ter o seu Manoel entre os alunos encorajou todos os outros”, pontua.
Quando completou 85 anos que teve a oportunidade e decidiu ir para a sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde se tornou exemplo de vida para toda a turma. Ele não tinha condições para frequentar a escola quando ainda criança.
De acordo com o site Tribuna de Minas, Manoel garantiu que os sonhos não param por aqui. O próximo passo é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).