O Jornal Nacional, da Rede Globo de televisão que esta no ar ha 45 anos, conta em seu elenco somente um jornalista negro na bancada: Heraldo Pereira – ou pelo menos contava. Chamada pelos colegas de emissora de Maju, a jornalista Maria Julia Coutinho, de 40 anos, fará sua estreia na bancada do Jornal Nacional no próximo sábado 16.

Ela passará a fazer parte da bancada do Jornal Nacional na escala do fim de semana, nas escalas de folga de Renata Vasconcelos e William Bonner. Maju já havia assumido a bancada do Jornal Hoje aos sábados. Contratada pela TV Globo em 2007, começou como repórter de rua, ganhou proeminência à frente dos boletins meteorológicos no Jornal Hoje e no Jornal Nacional.

maria julia coutinho entra para o jornal nacional 837870 - Maju Coutinho vai estrear na bancada do 'Jornal Nacional' neste sábado

Vale lembrar que a primeira mulher a apresentar o “JN” foi Márcia Mendes que esteve na bancada do programa em 8 de março de 1972, numa homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Já a primeira âncora mulher do programa foi Valéria Monteiro, que assumiu as funções no ano de 1992 e permaneceu à frente da atração até meados de 1993. Desde 1996 o “JN” tem uma dupla formada por homem e mulher como titulares da atração.

Em termos de representatividade, a primeira mulher negra a aparecer no noticiário foi Gloria Maria, como repórter em 1977.

Importante destacar como o papel da mulher, e negra, vem ganhando mais destaque nos dias atuais, e essas mudanças são extremamente bem vindas, considerando todo o contexto social que vivemos!

RECOMENDAMOS


Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS