Meio Ambiente: Uma Cearense cria prato biodegradável feito por bananeira de plantações orgânicas no quilombo da Serra da Rajada.

Todos sabemos que a diminuição do uso do plástico se faz mais que necessária nos dias atuais, e viemos indicando várias novidades no mercado de objetos biodegradáveis como:

Embalagens de comida feitas com café, arroz e coco.

E também mudanças na politica de empresas grandes, como a do Mc Donalds, eliminando aos poucos as embalagens plasticas.

Agora temos um produto BRASILEIRO, feito por uma Cearense chamada Paula Facó. A pesquisa da assessora de comunicação foi contemplada pelo edital do Laboratório de Criação de 2019 da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Além dela, outros seis pesquisadores fizeram parte do projeto.

Paula sempre teve paixão pela gastronomia, e ao lado de uma amiga, vendia sopas aos finais de semana. “A gente tinha um desejo de não utilizar plástico de uso único e começamos uma busca por opções que causassem menos impacto ao meio ambiente” contou ela ao DIÁRIO DO NORDESTE.

Paula e sua equipe se dedicaram por sete meses até chegar ao resultado. “Conseguimos desenvolver um processo de produção simples, de forma a respeitar os conceitos de sustentabilidade, que está presente não só no produto final, mas em todas as etapas de produção”.

Além de ser seguro para a saúde e para o meio-ambiente, os pratinhos M.U.S.A (Materiais e Utensílios Sustentáveis para Alimentação) conferem um toque rústico e especial para qualquer decoração.

O nome, inclusive, foi escolhido por Paula por conta do gênero das bananeiras, conhecido como Musa, o da banana-prata, por exemplo, é Musa acuminata. Legal né?

Outro resultado da pesquisa mostra ainda que há outras partes da produção da banana que poderiam ser reaproveitados, a exemplo do palmito da bananeira que é uma planta alimentícia não convencional (PANC).

As propriedades nutricionais e o sabor são semelhantes ao do palmito convencional extraído das folhas de algumas palmeiras.

Isso é PESQUISA. Isso é BRASIL! <3

RECOMENDAMOS


Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS