Yasmim Marques Brito, de apenas 7 anos, recebeu nesta semana uma nova medula óssea, necessária para cura de uma doença rara.

Sua irmã de apenas 1 ano de idade é 100% compatível, e foi a doadora.

Yasmin foi diagnosticada pela segunda vez com leucemia mielóide aguda (LMA) – uma doença que geralmente acomete pessoas com mais de 55 anos.

O transplante foi feito na último dia 20, quando a menina recebeu a medula da irmã, no Hospital do Graacc, em São Paulo. O local que traz esperança para a cura, foi onde ela também recebeu o diagnóstico nas duas vezes e passou pelas quimioterapias.

Em entrevista ao G1, a mãe Daniela Cristina Marques de Araujo Brito informou que a filha tinha apenas três meses para conseguir encontrar um doador compatível já que, de acordo com os médicos, ela não poderia passar por muitos ciclos de quimioterapia.

O procedimento foi um pouco invasivo pela idade da menina… mas a mãe garantiu que ela estava feliz em ajudar a irmã “Ela ficou no centro cirúrgico cerca de duas horas. Quando saímos de lá, a Ana acordou batendo palminha. Parecia que sabia que estava salvando a vida da Irmã”, afirma Daniela emocionada.

yasmin irma scaled - Menina com doença rara recebe transplante de medula da irmã de apenas 1 ano de idade

O sucesso do transplante da nova medula pode demorar entre 15 e 20 dias. A mãe se diz tranquila em relação ao procedimento. “Não tenho nenhuma preocupação em relação a isso. Meu coração está cheio de alegria, é inexplicável isso. A gente tinha pouco tempo para conseguir e conseguimos dentro de casa. Tenho certeza que a medula vai pegar”, finaliza Daniela.

Por isso é importante incentivar a doação de medula, uma doação pode salvar a vida de alguém, e encontrar um doador compatível é muito difícil e raro!

Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS