Às vezes, temos momentos em que apenas sentimos vontade de dormir a qualquer hora. A cama ou o sofá são os nossos melhores abrigos. Se você está passando por um momento como este, descubra a que pode ser.

“Eu só quero dormir. Já há algum tempo, queria apenas fechar os olhos e deixar-me ser abraçada pela cama, sem ter que pensar em nada, fazer nada … ”. Muitos podem se identificar com este pensamento. Sherlock Holmes, o famoso personagem de Arthur Conan Doyle, destacou que o sono é quase sempre a solução para todos os males e preocupações. Agora, às vezes, mais do que uma solução ele pode ser uma rota de fuga.

Bom descanso é aquele que respeita os ritmos circadianos, que não ultrapasse 8 ou 9 horas por dia. Porque, além do que possamos pensar, se dormir muito pouco é perigoso para a saúde, fazer demais também pode ser prejudicial.

Perceber de repente que precisamos de mais horas de sono do que o normal não é um estado normal e, portanto, devemos conhecer as causas subjacentes!

Dormir excessivamente não é exatamente recomendado ou saudável . Na verdade, a maioria de nós já experimentou essa sensação em algum momento, de acordar após um intervalo de 10 ou 11 horas e sentir-se mais sonolento do que o normal. Além disso, estudos como os realizados na Stanford Medical University apontam para algo indicativo sobre essa questão.

Dormir mais de 9 horas afeta a qualidade de vida e pode ser um problema para o desempenho profissional , acadêmico e até social. Sabemos que o sono excessivo e prolongado ao longo do tempo constitui um estilo de vida sedentário que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cerebrais. Não estamos diante de um fato que deveríamos perder.

Às vezes, passamos por momentos com muita pressão no trabalho, com maiores demandas familiares ou com excesso de preocupações. Se essa situação persistir por mais de uma semana, corpo e mente ficam presos em um estado de hiperatividade e exaustão.

No final, chegará um momento em que o cérebro exigirá apenas uma coisa de nós: descanso. São aqueles momentos em que só existe uma opção: dar ao corpo o que ele precisa.

A Sociedade Espanhola do Sono também considera que a necessidade de dormir constantemente é um indicador de uma doença subjacente . Na maioria dos casos, os distúrbios do sono estão ligados a distúrbios físicos e isso é algo que devemos ter em mente. Portanto, é aconselhável falar com o médico.

As doenças ou problemas mais comuns associados à necessidade de dormir são geralmente os seguintes:

Alterações hormonais: O hipotireoidismo é frequentemente associado a cansaço extremo e sono excessivo. Esses indicadores são alertas vermelhos dos quais devemos estar cientes.

Sono noturno insuficiente: Muitas pessoas dormem mal à noite. Isso faz com que pela manhã, além do cansaço, só desejem poder conciliar um descanso restaurador.

Narcolepsia: Dentro dos distúrbios do sono, temos as categorias definidas pela hipersonia, ou seja, pelo sono excessivo. Um dos gatilhos pode ser a narcolepsia , doença neurológica capaz de fazer a pessoa adormecer durante o dia sem ter controle sobre ela.

Síndrome de Kleine-Levin: Este distúrbio é raro e aparece principalmente em adolescentes do sexo masculino. Apresenta-se com hiperfagia, agressividade e hipersexualidade.

Síndrome da apnéia obstrutiva do sono: É uma doença em que ocorrem pequenas obstruções na respiração durante a noite. Assim, além do ronco, é muito comum sentir hipersonia intensa durante o dia.

Há também quem dorme muito como rota de fuga dos problemas! Ou seja, o de “ tenho que fazer muitas coisas, tudo se acumula e não sei por onde começar, mas agora só quero dormir”. Por trás desse comportamento está a procrastinação e, muitas vezes, até a ansiedade que não controlamos corretamente. Fique ligado também nos sinais da DEPRESSÃO.

Para concluir, tenhamos em mente que a boa qualidade do nosso descanso sempre medeia a qualidade de vida. Nossa saúde física e mental depende disso. Aqui estão algumas dicas para você que quer ter uma qualidade de sono maior!

Lembre-se de que dormir mais de 9 horas por dia afetará sua saúde e você se sentirá mais cansado.

É melhor ter uma rotina e um horário definido. Ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo é essencial.

Evite o sedentarismo: inclua atividades que o motivem em seus dias. Praticar ou fazer algum tipo de atividade que ajude a focar a atenção é sempre útil.

Procure tomar sol sempre que possível (e com proteção adequada). A terapia da luz nos permite ajustar os ritmos circadianos para melhorar a higiene do sono .

Texto traduzido do site LA MENTE ES MARAVILHOSA

RECOMENDAMOS



Flores e Poesias
Textos que perfumam a alma e a vida.

COMENTÁRIOS